Casa Liberdade

Projeto arquitetônico residencial

projeto-arquitetonico-residencial-casa-liberdade-perspectiva-interna
projeto-arquitetonico-residencial-casa-liberdade-perspectiva-externa
projeto-arquitetonico-residencial-casa-liberdade-perspectiva-interna

Um desafio topográfico

Desenvolver um projeto arquitetônico residencial não é uma tarefa simples. São muitas etapas e todas elas requerem atenção especial. Algumas vezes surgem alguns desafios, como foi desenvolver o projeto de uma casa, no bairro Liberdade, em Mariana. O desafio era projetar uma casa em um terreno que continha a inclinação máxima permitida por lei.

A concepção da volumetria na construção sempre partiu da mínima intervenção no terreno natural, resultando no escalonamento da construção no terreno e menor retirada de terra, repercutindo na redução dos custos da construção.

Desenvolvemos o projeto baseado na tecnologia de tijolos BTC e estruturas de madeira em eucalipto roliço, buscando maior controle, agilidade e baixo custo de materiais.

A pedido do casal, foi criado uma articulação entre cozinha, sala de estar e copa, com pé direito duplo, conectando a varanda/mirante para que pudessem usufruir da vista do Pico do Itacolomi. No segundo pavimento, foi desenhado um escritório com a mesma vista: um local de estudos e contemplação a natureza.

A parte intima foi projetada na parte posterior, visando maior privacidade para a família.

Projeto residencial

Arquiteto: Tales Capute

Colaboração: Thiago Andrello

Mariana – MG

Área: 186m2

Projeto: Dezembro/2017

projeto-arquitetonico-residencial-casa-liberdade-perspectiva-externa